Apenas lançado em anos de excepcional qualidade, o Xisto – Roquette & Cazes já é considerado um dos vinhos mais emblemáticos da região do Douro. A nova colheita de 2015 tem 5600 garrafas de 75cl e 50 garrafas de 150cl (Magnum).
Roquette & Cazes, um projecto que resulta de uma longa história de amizade entre Jorge Roquette da Quinta do Crasto (Douro) e Jean-Michel Cazes do Château Lynch-Bages (Bordéus), agora continuada pelos seus filhos Tomás Roquette e Jean-Charles A Cazes acaba de anunciar o lançamento de uma nova edição do seu vinho primogênito.
O novo Xisto – Roquette & Cazes 2015, que sucede às colheitas de 2003, 2004, 2005, 2009, 2011, 2012 e 2013, é herdeiro de um perfil único e diferenciador. Manuel Lobo, da Quinta do Crasto, e Daniel Llose, do Château Lynch-Bages, são os enólogos do projeto e os responsáveis por juntar, num verdadeiro dueto de talento, as características naturais do Douro com as técnicas ancestrais de vinificação de Bordéus, de onde resultam os melhores Grand Crus Classés.
Este é, por isso, um vinho que quebra as barreiras da língua e da distância, feito a partir de vinhas velhas da sub-região do Douro Superior, onde predominam uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. A seleção é cuidada e feita por Daniel Llose, que se desloca periodicamente ao Douro para visitar as vinhas, e por por Manuel Lobo. Já o processo de vinificação, também ele feito a quatro mãos, tem como principal objetivo conservar as características naturais da região, pelo que é feito com recurso a remontagens suaves e macerações prolongadas, conseguindo, assim, um vinho intenso, bem estruturado, elegante, com personalidade própria e bem marcado pelo seu “terroir”.
A sua cor opaca, com auréola estreita de cor violeta/azulada, antecipa um nariz sedutor, comprovado pela frescura e complexidade aromática, onde se destacam notas florais em perfeita simbiose com notas de especiarias. Na boca apresenta-se elegante, evoluindo de forma harmoniosa para um vinho de estrutura compacta, composta por taninos de textura sedosa, equilibrados com sabores de frutos silvestres. Persistente e sério, acompanha na perfeição todo o tipo de pratos de carne, caça ou receitas marcadas pelos sabores bem condimentados. Pede uma decantação prévia, para revelar todo o seu potencial, e um serviço a 16ºC.
À semelhança dos seus antecessores, o Xisto – Roquette & Cazes 2015 prevê uma passagem breve pelas prateleiras, já que estes lançamentos, apenas em anos de elevada qualidade, são sempre marcados por uma enorme expectativa do mercado, esgotando com grande facilidade. Um caso de sucesso que confirma a aposta séria da Roquette & Cazes na manutenção de projeto comprometido em criar grandes vinhos no Douro.