Xisto – Roquette & Cazes 2012

Xisto - Roquette & Cazes 2012

DOWNLOADS

Ficha Técnica (PT)

CASTAS
O vinho Xisto – Roquette & Cazes 2012 foi feito com uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, adicionadas a outras variedades nativas provenientes de vinhas velhas.

COLHEITA
2012

ÁLCOOL
14%

VITICULTURA E ENOLOGIA
As vinhas estão implantadas em socalcos e patamares tradicionais. Todas as uvas do vinho Xisto – Roquette & Cazes 2012 foram vindimadas manualmente e provêm exclusivamente de vinhas velhas da sub-região do Cima Corgo e da sub-região do Douro Superior. Todas as uvas foram desengaçadas e transferidas para tanques de fermentação troncocónicos de inox onde iniciaram a fermentação a temperatura controlada. Durante o processo de fermentação foram feitas várias “delestages” consoante a evolução do vinho. A “delestage” é uma técnica extrativa francesa que tem como principal objetivo aumentar a superfície de contacto pelicular no momento em que o mosto/vinho é lixiviado por cima das massas (chapéu). Como resultado obtém-se uma extração elevada, respeitando a elegância e fugindo à rusticidade.

ENÓLOGOS
Daniel Llose (Château Lynch-Bages) e Manuel Lobo (Quinta do Crasto).

ESTÁGIO
O vinho Xisto – Roquette & Cazes 2012 esteve 20 meses em barricas novas de carvalho francês.

NOTAS DE PROVA
Cor: opaco, com auréola estreita de cor violeta/azulada.
Nariz: excelente complexidade aromática, onde se destacam frescas notas de frutos silvestres, com elegantes notas de especiaria e suaves sensações de cacau.
Boca: início elegante, evoluído para um vinho de grande dimensão, com excelente estrutura composta por taninos poderosos, mas de textura suave. Boas sensações de frutos silvestres frescos. Termina elegante, integrado e persistente.

SUGESTÕES DE SERVIÇO
Decantar previamente. Servir o vinho Xisto – Roquette & Cazes 2012 a uma temperatura de 16 ºC. Acompanha bem todo o tipo de pratos de carne, caça e outros pratos bem condimentados. Também muito bem com cozinha regional italiana.